A PREFEITURA DE CRUZETA REALIZOU A 2ª EDIÇÃO DO PROJETO SAÚDE ITINERANTE.




Nesta manhã de sábado, 10 de Julho de 2021, a Prefeitura Municipal de Cruzeta, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a segunda edição do Saúde Itinerante, na feira livre, dividida em duas equipes, escaladas para atuarem e orientarem consumidores, proprietários de estabelecimentos comerciais e feirantes. Estiveram presentes as equipes de Vigilância Sanitária, Equipe Multiprofissional, Guarda Municipal e Comitê de Fiscalização.

A segunda equipe foi composta por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que estiveram em um local fixo e de fácil visibilidade, para atender os agricultores e população da zona urbana. O Projeto Saúde Itinerante, na feira livre, esteve desempenhando serviços importantes como aferição da temperatura, cadastros para pessoas que não possuíam inscrição na plataforma de vacinação RN + Vacina, mais de 170 testes de HGT, aferição de pressão arterial. Foram entregues cartilhas com dicas sobre os benefícios da atividade física, orientações sobre os cuidados com a saúde, reforçando sempre a ação de conscientização no combate à Covid-19, e observado o uso correto das máscaras de proteção.

“O projeto Saúde Itinerante, na feira, é importante pois conseguimos alcançar tanto as pessoas que residem na zona urbana, fortalecendo o diálogo a respeito das regras sanitárias, como também, estamos intensificando a atenção aos serviços de saúde para as pessoas que residem na zona rural. O nosso real propósito é está mais próximo do povo, pois sabemos que Saúde Pública é um serviço essencial. Elaboramos essa estratégia visto que os agricultores (as) vem com assiduidade aos sábados e, desta forma, temos um acompanhamento dessas pessoas e recomendamos a procura por médicos ou PSFs com rapidez, caso apresentem alguma alteração quando realizam a verificação da pressão arterial ou no teste de glicemia. Agradeço aos envolvidos nesta ação, como também, as pessoas que foram atendidas pelas equipes; teremos outras ações nos próximos dias”. – Destacou a Secretária de Saúde, Francisca Lopes.