As Academias do Rio Grande do Norte devem retomar suas atividades a partir do dia 15 de julho. O governo do RN através da Governadora Fátima Bezerra e, em comum acordo com as autoridades sanitárias, autorizaram a volta gradual da economia do estado a partir do dia 1º julho de 2020, atendendo recomendação do Comitê Científico local e autoridades.

O governo estadual fez sua parte agora, falta a iniciativa dos governantes municipais para que esse processo possa acontecer gradualmente. A abertura das academias deve acontecer na segunda fase ou fase 2 do processo de reabertura gradual da economia sem uso de ar-condicionado, conforme protocolo de segurança e seguindo as recomendações das autoridades.

O mercado das academias de ginástica foi um dos primeiros a fechar e o mais afetados com o isolamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus.

No RN, são 2,500 registros profissionais ativos junto ao Cref. Ao todo, são mais 700 academias, estúdios e box de Cross Fit no estado. No total, acredita-se que sejam, em média, quase 100 mil empregos diretos e indiretos. De 100% das academias em todo Brasil, acredita-se que apenas 5% estejam abertas em virtude de liberação, acordo, partindo de conversas com os prefeitos de suas cidades e os empresários.

A baixo, confira a cartilha completa para áreas secas e aquáticas, assim como diversos procedimentos de segurança que vão combater o risco de contaminação do covid-19 dentro das academias.

As medidas seguem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúdes e têm sido adotadas pelos países em que o pico da pandemia já passou e o processo de reabertura está acontecendo.

Veja os procedimentos de reabertura das academias segundo as normas da Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil).

Fonte/Blog Lance esportivo