Agosto Dourado: conscientização e incentivo ao aleitamento materno



O mês de agosto é marcado por campanhas diversas de conscientização a ações em segmentos diferentes, como o Agosto Lilás, mês dedicado ao combate à violência doméstica e familiar contra mulheres, e o Agosto Laranja, mês de conscientização da esclerose múltipla. Dentre essas campanhas está o Agosto Dourado, mês dedicado ao aleitamento materno.

Na Câmara Municipal, o vereador Michael Borges apresentou o projeto de lei nº 84/2021 que institui a Campanha Agosto Dourado, como forma de conscientizar e incentivar o aleitamento materno no município de Parnamirim.

A Campanha seria realizada nas unidades básicas de saúde, em postos de coleta e no hospital maternidade Divino Amor e tem como objetivos:

I – Orientar as mulheres sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento das crianças;
II – Ampliar a política de incentivo a doação de leite materno no âmbito do município de Parnamirim;
III – Ampliar o acesso às informações sobre a coleta de leite materno para as mães que produzem esse alimento em quantidade excedente incentivando a sua doação; e
IV – Ampliar o acesso às informações sobre a distribuição de leite materno para as mães que não produzem esse alimento em quantidade suficiente, incentivando-as a utilizarem os banco de leite materno.

Na cidade de Parnamirim, o Hospital Maternidade Divino Amor possui um banco de leite. O centro de lactação é especializado no apoio, proteção e promoção à amamentação. Para mulheres interessadas em realizar doações, basta entrar em contato com o telefone: (84) 3272-4367. O hospital tem uma equipe especializada em coleta e o leite pode ser retirado na residência da doadora.