Uma simples reunião de família resultou em onze pessoas com teste positivo para Covid-19, em Senhor do Bonfim, município do centro Norte baiano, a 375 quilômetros de Salvador. O secretário de Saúde da cidade, Neto Guimarães e o vice-prefeito, Zé Antônio, divulgaram a informação em transmissão ao vivo no Youtube da prefeitura.

A cidade tem apresentado elevada progressão no número de notificações, saltando de 58 para 92 casos, no espaço de tempo de 21 dias. “Nós temos, em Senhor do Bonfim, o exemplo claro do estrago que uma pessoa infectada pode causar. Tivemos, em um bairro da cidade, uma reunião de família de cunho evangélico. Dessa reunião, culminou o total de nove infectados, e depois mais dois, chegando a 11”, relatou o secretário.

Testes rápidos serão realizados em todos os bairros e localidades da zona rural. O comércio segue fechado até o dia 30 de junho. De acordo com o último boletim, Senhor do Bonfim contabiliza 93 casos da doença, com 64 pessoas recuperadas e um óbito.

Município com tradições profundas de festejos juninos, recebe todos os anos, cerca de 300 mil pessoas, a cada dia de festa. Em 2019, a prefeitura investiu em torno de R$ 2 milhões e teve retorno de R$ 15 milhões, o mesmo valor que deixa de entrar nos cofres públicos este ano, em virtude da pandemia.

“Nós precisamos cada vez mais restringir o trânsito e a circulação de pessoas para cuidar da nossa gente. Isso para que o vírus não circule”, ressaltou o vice-prefeito.