in

Caçadores de alienígenas detectam sinal de rádio misterioso vindo de estrela


Astrônomos em busca de sinais de vida fora da Terra encontraram algo estranho. Um sinal de rádio ainda não compreendido que parece vir da direção da estrela mais próxima do Sol – uma pequena anã-vermelha a cerca de 4,2 anos-luz de distância chamada Proxima Centauri. Para deixar a detecção ainda mais empolgante, pelo menos dois planetas orbitam o astro, um dos quais pode ser temperado e rochoso como a Terra.

Breakthrough Listen, um programa que busca emissões alienígenas provenientes das um milhão de estrelas mais próximas, estudava a Proxima Centauri através do Observatório Parkes, na Austrália, quando a equipe detectou o curioso sinal, ao qual batizaram BLC-1. As ondas de rádio foram registradas em observações feitas entre abril e maio de 2019.

“É bem esperado que, de vez em quando, você veja algo estranho, mas isto é interessante porque é algo estranho sobre o qual estamos tendo que pensar”, disse Sofia Sheikh, estudante de pós-graduação da Universidade Estadual da Pensilvânia e membro que liderou a equipe do Breathrough na análise do sinal.

Apesar de Sheikh e outros pesquisadores suspeitarem fortemente de que a origem do sinal é humana, BLC-1 é a detecção do Breakthrough mais tentadora na busca por inteligência extraterrestre. A equipe prepara dois artigos – a descrição do sinal e uma análise posterior que ainda está em andamento. (A detecção foi vazada ao jornal The Guardian antes de estar pronta para publicação.)

Enquanto os pesquisadores seguem analisando o sinal – e especialistas avisam que quase com certeza existe uma explicação ordinária e terrena para ele –, uma pista da existência de vida fora da Terra, por mais remota que seja, deixa as pessoas empolgadas.

“Há muita conversa sobre sensacionalismo na busca por inteligência extraterrestre”, diz Andrew Siemion, pesquisador principal do Breakthrough Listen. “O motivo de estarmos tão empolgados com a busca por inteligência extraterrestre, e o porquê de dedicarmos nossas carreiras a isso, é a mesma razão pela qual o público fica tão empolgado. São alienígenas! É incrível!”

Com informações da National Geographic

Câmara abre prazo para defesa de Beto, que segue deputado e deverá votar para presidência da Casa

A Casa Legislativa deverá estar, permanentemente, em esforço concentrado”, defende Kleber Rodrigues