Câmara de Natal participa de seminário sobre a revisão do Plano Diretor




A Câmara Municipal de Natal, representada pelo vereador Aldo Clemente (PDT), participou do Seminário “Novo Plano Diretor — Como Natal Pensa”, na manhã desta segunda-feira (13), no auditório da Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do RN. O evento foi promovido pela FIERN e pelo jornal Tribuna do Norte.

Na sua fala de abertura, o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou a importância da aprovação do projeto de revisão do Plano Diretor. “Está tudo pronto, com uma discussão amadurecida. Esse seminário complementa os debates, inclusive com a apresentação da pesquisa que destaca a opinião popular. O momento é agora”, enfatizou. Já o prefeito Álvaro Dias fez uma apresentação que apontou Natal como uma cidade extremamente horizontal, tanto na orla quanto nos principais corredores urbanos. “O Plano Diretor vai retirar muitas restrições em relação à verticalização de Natal. Nos principais corredores, precisa haver a permissão e o incentivo à verticalização para não perdermos mais habitantes”, disse o chefe do Executivo Municipal.

Durante o seminário foi apresentada uma pesquisa com a opinião dos potiguares sobre a proposta de revisão do novo PDN. O levantamento realizado pelo Instituto Conectar, entre os dias 27 e 30 de novembro, revelou que a maioria dos potiguares é favorável à verticalização da cidade, com exceção da Redinha. Após a apresentação da pesquisa, uma mesa redonda foi mediada pelo presidente do Sinduscon-RN, Silvio Bezerra, que contou com a participação da presidente do CREA-RN, Ana Adalgisa; do titular da Semurb, Thiago Mesquita; do diretor da FIERN Roberto Serquiz e do vereador Aldo Clemente, presidente da Comissão Especial de Estudos sobre o Plano Diretor, que representou a Câmara Municipal de Natal.

“O Plano Diretor continua em tramitação na Câmara e estamos na última etapa. A Comissão Especial está acompanhando diretamente esses estudos e debates. Até agora temos encartadas 253 emendas e o calendário será cumprido. Vamos votar o plano do dia 20 a 23 de dezembro e entregar a Natal o plano aprovado”. Os vereadores Felipe Alves (PDT), Kleber Fernandes (PSDB), Nivaldo Bacurau (PSB), Robson Carvalho (PDT) e Luciano Nascimento (PTB) também participaram do evento