Câmara de Natal presta homenagem pelos 40 anos da Adefern




A Câmara Municipal de Natal homenageou em sessão solene, nesta quinta-feira (09), a Associação dos Deficientes Físicos do Estado do Rio Grande do Norte (Adefern) pelos 40 anos de fundação da entidade. Na mesma solenidade, o atual presidente da instituição, José Odon Abdon, recebeu o Título de Cidadão Natalense, por proposição do vereador Raniere Barbosa (Avante).

“É com muita felicidade que entrego a maior honraria concedida por esta Casa a José Odon Abdon. O nome deste homem, vocacionado para a luta em prol das pessoas com deficiências, sempre se confundiu com o da Adefern, a qual dedicou a vida”, frisou o vereador. “Ele é sinônimo da luta e da busca pelo resgate pleno da cidadania das pessoas com deficiências, não só entre os muros da Adefern, mas em todo o RN”, acrescentou.

“Posso dizer que apenas nasci em Currais Novos/RN. Já me sinto natalense, mas receber esse Título me faz repassar toda história junto à Associação e nesta cidade”, disse José Odon Abdon, cujo trabalho em prol da população natalense não se resume à Adefern. Ele foi responsável pela criação de quase 600 instituições da sociedade civil, entre as quais mais de 80 são representativas do segmento de pessoas com deficiência, em vários municípios do RN, desde que um acidente com arma de fogo em São Paulo, em 1974, o deixou paraplégico.

“Com certeza, se não existisse a Adefern muitas outras entidades no RN não existiriam. Se não existisse a Adefern, muitas leis que hoje beneficiam as pessoas com deficiência em Natal, em outros municípios e em nosso estado não existiriam”, ressaltou Raniere Barbosa.

José Odon Abdon exerce atualmente o oitavo mandato à frente da Associação. Ele fala com orgulho de o quanto a entidade cresceu desde a fundação em 1981 e da ampliação do público atendido desde então. Há duas décadas funcionando na zona Norte de Natal, atende cerca de duas mil pessoas por mês.

A Adefern foi fundada em 11 de dezembro de 1981, para lutar pelos direitos de cidadania das pessoas com deficiência física. No entanto, em 40 anos, ampliou o atendimento a pessoas também com deficiência auditiva, visual, intelectual, múltipla, doenças raras e idosos. Por isso, na sessão solene também foram homenageados a Associação e seis ex-presidentes, entre os quais o atual coordenador estadual de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Décio Santiago, que representou a governadora Fátima Bezerra, na solenidade, enquanto o prefeito Álvaro Dias foi representado pela secretária adjunta da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Maria José de Medeiros.

A Associação dos Deficientes Físicos do Estado do Rio Grande do Norte funciona exclusivamente graças a doações da sociedade civil e está instalada na Rua Cariacica, nº 2000, no Conjunto Santarém, no bairro Potengi.