Câmara de Natal tem Sessão Ordinária Inclusiva



_Proposta pelo vereador Tércio Tinoco, sessão terá 29 pessoas com deficiência como parlamentares_

Quase 30% da população potiguar tem algum tipo de deficiência. Mas essas pessoas ainda ocupam poucos espaços de poder na sociedade, menos ainda na política. Na Câmara de Vereadores da capital, por exemplo, dos 29 vereadores, apenas um é cadeirante. Tércio Tinoco, administrador de 34 anos, está em seu primeiro mandato, e é a primeira pessoa nessa condição a assumir uma vaga na história da Casa.

Mas a Sessão Ordinária desta terça-feira (21) vai ser completamente diferente. No lugar dos 29 vereadores, estarão 29 pessoas com algum tipo de deficiência. Cada uma foi indicada pelos parlamentares oficiais da Câmara. A Sessão Ordinária Inclusiva é uma iniciativa do vereador Tércio, faz parte das ações do Setembro Verde e vai marcar o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

O escolhido por Tércio tem apenas 9 anos de idade. É o pequeno Luís Neto, que assim como o vereador, é cadeirante, adora política e sonha em ter um mandato na Câmara da cidade de Lagoa Salgada, onde nasceu e mora. “Essa é a importância da representatividade. Minha eleição mostrou para as pessoas com deficiência que elas podem chegar onde quiserem. É muito gratificante saber que sou inspiração para crianças como Luís. E me dá uma esperança de que as próximas gerações seguirão firmes na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, que é constante”, explica Tércio.

A Sessão Ordinária Inclusiva vai acontecer dentro do regimento normal da Câmara, dentro do horário do pequeno expediente, entre 14h e 15h. Cada “vereador” vai ter cerca de 2 minutos para falar no Plenário.

SERVIÇO
*Sessão Ordinária Inclusiva*
Câmara de Vereadores de Natal
Terça, 21/09 – 14h às 15h