“Sua atitude salva vidas!” – É com esta frase estampada no Plenário Doutor Mário Medeiros, seminários, rodas de conversas, além de exposições fotográficas e distribuição de material educativo, que a Câmara de Parnamirim abriu hoje(20) a programação alusiva ao combate à violência contra a mulher. Ação tem continuidade nesta quarta-feira(21) com atendimentos voltados à saúde da mulher, jurídicos e sociais na sede da casa legislativa.

O presidente da Câmara, vereador Irani Guedes(PRB), abriu a solenidade de abertura do evento. Irani destacou a importância casa legislativa abraçar a causa em torno do combate à violência contra a mulher. “Esta casa também é a casa de todas as mulheres. Não estamos fazendo mais do que a obrigação em abrigar essa temática que é de fundamental importância para a as mulheres e a sociedade em geral. A mulher é e sempre será sinônimo de amor. Infelizmente, não posso mais contar com uma das minhas[mulheres]. Minha mãe se foi e eu sinto sua falta todos os dias”, disse emocionado.

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres da Câmara, vereadora Ana Michele, ressaltou o engajamento da Câmara na construção da programação voltada às mulheres. “Procuramos envolver o maior número possível de parceiros para planejarmos uma programação que não só buscasse conscientizar e combater à violência, mas ouvir e atender as mulheres que estejam necessitando de ajuda”, frisou.

O evento compõe a programação do Agosto Lilás,e além da Câmara, através da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres, conta com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Ministério Público e demais parceiros.

A programação segue até amanhã, das 8h às 17h, com os serviços de atendimentos jurídicos, sociais, psicológicos e de saúde ofertados gratuitamente na sede da Câmara, no bairro Cohabinal.

Confira a programação para a quarta-feira(21):

Dia 21/08/19:

Manhã – 09h às 12h. / Tarde – 14h às 17h.

Rodas de Conversa:

· “O que é violência doméstica?” Facilitadora: Mítia Costa Montenegro, Psicóloga, Arquiteta e idealizadora do Projeto Social Doe Amor.

· “Empoderamento Feminino” Facilitadora: Andréia Farias, Coordenadora do CREAS de Parnamirim.

· “Os desafios da Mulher Negra no Brasil”. Facilitadora: Silvana dos Anjos – Coordenadora Municipal da Igualdade Racial, Giselma Omilê – Coordenadora Estadual de Igualdade Racial, Elizabeth Lima da Silva – Assistente Social, Mestre em Políticas Públicas e uma das fundadoras do Movimento Negro do RN e Mãe Lúcia de Nanã.

Atendimentos Jurídicos, Sociais e Psicológicos.

· Plantão Psicológico e Social;

· Realização das Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS);

· Orientação Jurídica;

· Ação de Vacinação de acordo com o Calendário Vacinal do adulto;

· Realização da Glicemia Capilar e Aferição da Pressão Arterial;

· Estrutura anatômica para abordar a Saúde da Mulher;

· Unidade Móvel da Polícia Civil(à tarde)