Câmara de Parnamirim: semana começa com debate sobre trabalho infantil e falta de médicos na UPA

14/06/21


Nesta segunda-feira (14/06), durante a 54ª Sessão Ordinária, os vereadores Thiago Fernandes, Rhalessa Freire e Gabriel César foram à tribuna e trouxeram assuntos muito relevantes para a população de Parnamirim. A sessão foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Wolney França.

Iniciando os debates, o vereador Thiago Fernandes chegou à Tribuna vestindo uma camiseta em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado em 12 de junho, e falou sobre essa data e a necessidade de ações que minimizem essa questão, foi agravada na pandemia. O parlamentar falou também sobre o Dia Nacional do Turista, em 13 de junho, e o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, em 15 de junho.

O trabalho infantil também foi assunto da fala da vereadora Rhalessa Freire, que subiu à tribuna para falar um pouco sobre a data e aproveitou para destacar ações do seu mandato em prol dos direitos das crianças e dos adolescentes. A vereadora solicita a promoção de uma audiência pública que reúna os órgãos públicos, a sociedade civil e os vereadores em defesa dos direitos desse segmento.

Em seguida, o vereador Gabriel César relatou sua visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Parnamirim, na sexta-feira, 11, à noite, e a constatação da falta de médicos no local. “Pedi para falar com o médico e ninguém sabia informar onde ele estava, os funcionários omitiram a informação. Comecei a procurar em todas as salas, mas não encontrei. Fui ao estacionamento e encontrei dois homens dentro de um carro, perguntei se ele era médico, e ele informou que não, mas depois vi que ele era o médico”. O debate mobilizou diversos vereadores sobre essa questão e ficou resolvido que haverá uma reunião com a Cooperativa dos Médicos para esclarecer o assunto.

O vereador Wolney França solicitou à Comissão de Saúde que formalize as denúncias feitas na Tribuna. “A presidência da Casa, assim como todos os vereadores, é sensível à denúncia feita no plenário e vamos buscar todas as respostas que a sociedade de Parnamirim precisa”, afirmou.

As sessões ordinárias seguem às segundas e terças-feiras, a partir das 10h, com transmissão pela TV Câmara na página oficial no Facebook.

Até o dia 27/06, conforme Portaria nº 035/2021, publicada no Diário Oficial do Município, no dia 10/06/2021, haverá medidas restritivas de acesso à Câmara Municipal, devido ao aumento do número de casos de contágio pela COVID-19.