Câmara de Parnamirim: vereadores debatem Saúde municipal em sessão ordinária

23/06/21



Na manhã desta quarta-feira (23), o presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Wolney França, presidiu mais uma sessão híbrida, com a presença de 16 vereadores, alguns de forma presencial no Plenário DR. Mário Medeiros e, outros, de forma remota por videoconferência. Na sessão ordinária, os vereadores aprovaram seis projetos de lei em segunda votação e debateram na Tribuna assuntos sobre a Saúde do município.

Após a leitura do expediente, a tribuna foi aberta pelo vereador Michael Borges que falou a respeito das vacâncias para o cargo de agente comunitário de Saúde. “Precisamos trabalhar a reestruturação da nossa atenção básica e só podemos fazer isso, incrementando o corpo de profissionais”, disse o parlamentar. Para isso, Michael Borges, que é presidente da Comissão Permanente de Saúde, propõe que sejam convocados os servidores aprovados no último concurso da Saúde, além da criação de novas vagas.

Em sua fala, o vereador Marquinhos da Climep ressaltou projeto de sua autoria que foi sancionado pelo prefeito Rosano Taveira, que institui a “Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência”. O parlamentar explica que esse projeto vem ajudar a cidade com a conscientização e ações educativas que serão realizadas sempre na primeira semana de fevereiro.

A vereadora Fativan Alves tratou acerca da arrecadação de alimentos que realizou por ocasião do seu aniversário, na terça-feira, 22, e falou ainda sobre o projeto Parnamirim Solidário, coordenado por seu mandato, que realiza ações sociais no município. A parlamentar também relatou sua visita à Coophab, onde verificou a situação precária das ruas, além disso, destacou sobre inúmeros problemas na unidade de saúde Dr. Ernani Rosado, assim como na Saúde do município em geral.

Em segunda votação, os vereadores aprovaram os projetos de lei que foram apresentados na última sessão e que podem ser vistos clicando aqui.

Com destaque para o PL nº 107/2021, de autoria do vereador Irani Guedes, que institui a Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo, que foi bastante debatido em plenário pelos parlamentares, que afirmaram ser de fundamental importância para a saúde dos munícipes. Além disso, também foi proposto o incentivo à construção de ciclovias, como também a elaboração de um plano de segurança para os ciclistas.
Ao final, a sessão foi encerrada, sendo convocada a próxima sessão para a segunda-feira, dia 28/06.