Câmara Municipal realiza a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao AVC



Transparência
Ação contou com a participação de cerca de 300 pessoas, informando sobre os riscos e prevenção da doença
Na última sexta-feira (29), o vereador Marquinhos da Climep, integrante da Comissão Permanente de Saúde, concretizou a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). A data contou com atividades diversas, como distribuição de panfletos informativos, aulas de dança – com a ajuda do projeto Se Cuida Parnamirim – e aferição de pressão; todas visando esclarecer e conscientizar sobre os riscos dessa doença. O objetivo da Semana é informar a população acerca do AVC, em unidades de saúde, escolas e outros ambientes.

O vereador Marquinhos, que tem formação técnica em Enfermagem, conta que a ideia surgiu da preocupação quanto à deficiência de conhecimentos sobre o AVC. Vindo de um contexto em que familiares e conhecidos apresentaram a doença, ele reforça que a informação é um importante meio de combatê-la. “O melhor tratamento é a informação”. Ele complementa dizendo que a prevenção permite que problemas maiores não aconteçam. Estiveram presentes na ação os vereadores Michael Borges, da presidente da Comissão Permanente de Saúde, e Gabriel César.

Pensando nisso, e ouvindo pessoas que enfrentam situações em que familiares estão doentes, o vereador criou o projeto de lei que organiza a Semana, e estabelece o dia 29 de outubro como Dia Municipal de Combate ao AVC. O retorno foi muito positivo. Cerca de 300 pessoas compareceram, e o vereador conta que foi muito proveitoso. Os próximos passos, pontua, são expandir o programa na rede municipal, levando informação a ainda mais lugares