in , ,

Carlos Castim deixa Procuradoria e confirma pré-candidatura a vereador de Natal


Com 40 anos de trabalho no serviço público, o advogado Carlos Castim confirmou neste domingo (29) que é pré-candidato a vereador de Natal em 2020. Para isso, foi necessária a sua saída da função de Procurador Geral do Município da capital na última sexta-feira (27), data da publicação no Diário Oficial. Ele irá disputar pela primeira vez uma campanha eleitoral colocando o seu nome para concorrer a uma vaga no legislativo.
Em carta enviada ao prefeito de Natal, Álvaro Dias, agradeceu a confiança e relembrou sua trajetória. “Parece que foi ontem quando adentrava ao Poder Executivo natalense, aprovado em 5º lugar no Concurso Público para Procurador do Município. Havia também sido aprovado em outro concurso público realizado simultaneamente para Procurador do Estado do Rio Grande do Norte, sendo logo chamado para assumir o referido cargo. Fiz minha escolha. Decidi servir à minha cidade. De nascimento e adoração. Isto após doze anos ininterruptos trabalhando na Câmara Municipal de Natal”, conta ex-Procurador Geral de Natal.

Na Câmara Municipal, onde projeta uma nova missão, Carlos Castim ocupou os cargos de Chefe do Cerimonial Público, Chefe de Relações Públicas, Chefe de Gabinete, Assessor para Assuntos Administrativos (equivalente ao atual cargo de Assessor Parlamentar) e posteriormente Consultor Jurídico (atualmente Procurador Legislativo). Tudo isso antes da Constituição Federal de 1988.

Na carta, relembra ao prefeito os bons e adversos momentos. “Foram 40 anos de muito aprendizado Senhor Prefeito. De derrotas e vitórias; de erros e acertos; de dores e alegrias. Dentre estas últimas, posso destacar três, no campo pessoal: a) sempre ter dado o melhor de mim, da minha capacidade de trabalho e do meu propósito inarredável de servir ao povo de minha cidade e de meu estado; b) jamais ter transigido os princípios morais e éticos que aprendi com meus pais: a honestidade, o respeito às pessoas e o dever de agir com justiça; c) finalmente, a certeza de ter construído ao longo da minha vida profissional, um patrimônio de valores inexcedíveis, onde sobressai-se a amizade e gratidão”, finaliza Castim, acrescentando que o momento não talvez não fosse oportuno deixar o função, mas em razão do calendário da justiça eleitoral foi necessário para ficar apto na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Natal em 2020.

Carlos Castim também cita o ex-prefeito Carlos Eduardo. “Desejo também, por dever de justiça e por oportuno, agradecer penhoradamente ao ex-Prefeito Carlos Eduardo, amigo de primeira hora, pelo convite para integrar a equipe de transição e ocupar o honroso cargo de Procurador Geral. À Vossa Excelência, minha gratidão, pela amizade cultivada, pela confiança e pela compreensão com as difíceis trajetórias impostas pela burocracia oficial e hermetismo do nosso sistema jurídico. Ainda assim, obtivemos expressivas vitórias e excelentes lições”, finaliza.

“Deixo a Procuradoria do Município de Natal, minha segunda casa, de cabeça erguida, embora saudoso e consciente de que tenho ainda muito a contribuir na área pública em razão do que aprendi”, relata o ex-Procurador.

CARLOS CASTIM

Carlos Santa Rosa D’Albuquerque Castim é natalense, advogado, poeta, compositor com 150 canções, músico autor de 3 cds: Festa Nativa, Sementes de Jerimum e Trilogia do Amor. Com pós-graduação em Direito Administrativo pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, Rio de Janeiro, escreveu artigos sobre Direito Público. É Procurador concursado do Município de Natal, exercendo recentemente, até 27 de março de 2020, pela segunda vez, o cargo de Procurador Geral do Município de Natal (2001-2003 e 2013-2020). De 2003 à janeiro de 2007 foi Sub-chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Secretário de Segurança do Estado de janeiro de 2007 à julho de 2008.

Agora RN

CICERO MARTINS DISPARA: HÁ UMA ENORME CONTRADIÇÃO DO JUDICIÁRIO, DOS POLÍTICOS E, PRINCIPALMENTE, DA MÍDIA, COM RELAÇÃO AO COVID 19

Natal, Elinho Barros se filia ao Republicanos e irá disputar uma vaga na câmara