in

China barra equipe da OMS e chefe da agência se diz ‘muito decepcionado’


O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, se disse “muito decepcionado” pelo fato da China ainda não ter autorizado a entrada, no país, de uma equipe de especialistas internacionais que viajaram para analisar as origens do coronavírus. O grupo da organização viajou sem todas as autorizações necessárias, anunciou nesta terça-feira (5) Ghebreyesus.

“Hoje nos informaram que as autoridades chinesas não terminaram as autorizações necessárias para a chegada da equipe na China. Estou muito decepcionado com esta notícia, porque dois membros já iniciaram a viagem”, disse o chefe da OMS.

“Estive em contato com altos funcionários chineses e disse claramente mais uma vez que a missão era uma prioridade para a OMS e a equipe internacional”, completou, dizendo que está “impaciente para iniciar a missão o mais rápido possível”.

O responsável das situações de emergência sanitária da entidade, Michael Ryan, disse que se trata de uma questão de vistos. “Esperamos que seja simplesmente um problema logístico e burocrático que poderemos resolver rapidamente”, afirmou. Segundo ele, um dos especialistas teve que retornar e outro está aguardando em um terceiro país.

Fontes: UOL e Estado de Minas

Alerta ! Brasil ultrapassa 197 mil mortes; houve 1.171 óbitos em 24 horas.

Após 5 horas de cirurgia cantora gospel Amanda Wanessa segue em estado estável mais continua na UTI.