Com Gabigol, Tite convoca seleção para amistosos contra Senegal e Nigéria

Por Igor Siqueira, O Globo

O técnico Tite anunciou nesta sexta-feira, dia 20, a lista de convocados da Seleção Brasileira para os amistosos contra Senegal e Nigéria, nos dias 10 e 13 de outubro. Ambos os jogos serão em Cingapura. Os convocados de clubes brasileiros perderão duas rodadas do Brasileirão: a 24ª e a 25ª.

Uma peculiaridade do calendário trará prejuízo menor que o convencional aos clubes no caso da seleção principal. Normalmente, o segundo jogo do Brasil se dá às terças-feiras. Desta vez, o grupo estará liberado na noite de domingo (em uma longa viagem para voltar da Ásia), sendo viável a presença na rodada do meio de semana seguinte à data Fifa, em 16 e 17 de outubro.

Dois clubes tiveram uma dupla de jogadores convocados, casos do Flamengo, com Gabigol e Rodrigo Caio, e Grêmio, com Everton e Matheus Henrique. Tite justificou sua decisão:

— É desafiador ter bom senso. Eu procuro olhar os diferentes lados das situações e ter o ganha-ganha. Neste momento estão seleção, clubes e atletas. O presidente Landim e o Bolzan nos conhecem. Sabem quanto temos cuidados em relação a isso. Conciliar todos os fatores por vezes é impossível. Eu vi uma manifestação do Gabriel Barbosa sobre orgulho de estar na seleção. Procuramos ter bom senso, mas dar oportunidade aos atletas que vêm merecendo. agora é o período de preparação.

Convocados:

Goleiros
Ederson (Manchester City)
Santos (Athletico-PR)
Weverton (Palmeiras)

Zagueiros
Eder Militão (Real Madrid)
Marquinhos (PSG)
Rodrigo Caio (Flamengo)
Thiago Silva (PSG)

Laterais
Alex Sandro (Juventus)
Daniel Alves (São Paulo)
Danilo (Juventus)
Renan Lodi (Atlético de Madrid)

Meio-campistas
Arthur (Barcelona)
Casemiro (Real Madrid)
Fabinho (Liverpool)
Lucas Paquetá (Milan)
Matheus Henrique (Grêmio)
Philippe Coutinho (Bayern)

Atacantes
Everton (Grêmio)
Gabigol (Flamengo)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Neymar (PSG)
Richarlison (Everton)
Roberto Firmino (Liverpool)