in

Cosern doa 20 respiradores para 03 hospitais públicos do Rio Grande do Norte

A saúde pública do Rio Grande do Norte ganhou um reforço com a doação de 20 respiradores feita pela Cosern, empresa da Neoenergia, na manhã desta quarta-feira (04). A entrega dos aparelhos é resultado de uma parceria da Cosern com unidades hospitalares estaduais.

O objetivo é garantir que os respiradores possam contribuir no tratamento de pacientes acometidos por doenças respiratórias que comprometem o sistema pulmonar, tais como a Covid-19 e a pneumonia, entre outras. Nos próximos dias, os equipamentos serão entregues pelo Governo do Estado nos hospitais Giselda Trigueiro e João Machado, em Natal, e no Tarcísio Maia, em Mossoró.

“A Neoenergia tem a preocupação com a saúde e a segurança da população, principalmente nas suas áreas de atuação. Embora a doação dos respiradores tenha sido motivada pela pandemia, a iniciativa irá beneficiar a estrutura de saúde pública como um todo. Os modernos respiradores serão utilizados tanto no atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus como também no atendimento das diversas doenças respiratórias que exigem o uso desse tipo de equipamento. Nosso objetivo é contribuir para o acesso ao serviço de saúde com qualidade.”, afirma o CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle.

Estiveram presentes ao momento da doação, em Natal, representando a Cosern, o Superintendente de Relacionamento com Clientes, Júlio Giraldi, a Gerente de Relações Institucionais, Karine Severo, e um grupo de 04 eletricistas, na ocasião simbolizando todos os colaboradores da Cosern.

Para Júlio Giraldi, a doação dos respiradores se soma à outras ações desenvolvidas pela Cosern e pela Neoenergia desde março no combate à COVID-19. “Nesse momento, fazemos um apelo para que as pessoas continuem se cuidando e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde”, lembrou o Superintendente de Relacionamento com Clientes da Cosern.

Pelo Governo do Estado, estiveram presentes a representante da Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades Hospitalares, Laiane Félix Borges, e a servidora da Sesap Edileuza Leite da Costa.

“Esses equipamentos irão auxiliar na estruturação de leitos de UTI em nossas unidades hospitalares e chegaram num momento onde segue sendo muito importante a adoção de medidas como o uso de máscaras e de medidas de higiene e de prevenção”, disse Laiane Félix Borges, da Sesap.

Ação da Neonergia em outros estados

Ao total, serão 50 respiradores doados pela Neoenergia nos três estados. Os equipamentos, de fabricação nacional, são do modelo IX5 e produzidos pela Intermed.

Da quantidade doada, 20 vão ser entregues pela Coelba, concessionária da empresa que atua na Bahia. Os equipamentos serão instalados no Hospital Espanhol, instituição de referência para tratamento de pacientes com Covid-19, localizado em Salvador.

Em Pernambuco, estado de concessão da Celpe, serão 10 respiradores para unidades de saúde no Recife, sendo que 5 equipamentos serão destinados ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco (UPE) e outros 5 a Diretoria de Apoio Administrativo ao Sistema de Saúde da Polícia Militar de Pernambuco.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA COSERN

Juiz cassa candidatura de Hudson Pereira em Santana do Seridó (RN)

Entidades de ciclismo buscam Governo e apresentam pleitos por melhorias do trânsito em Natal. Campanhas de conscientização e interdição de áreas isoladas estão na pauta