CRISTIANE DANTAS LANÇA CARTILHA DO AGOSTO LILÁS COM LEIS DE PROTEÇÃO À MULHER

Para levar ainda mais informação às mulheres, em especial orientar as vítimas de violência doméstica, a deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) lançou, nesta terça-feira (18), a cartilha do Agosto Lilás “Toda mulher tem direito de viver sem violência”.

O documento traz uma linguagem de fácil compreensão para as leitoras, contendo as principais legislações de proteção às mulheres que estão em vigor no Brasil, como a Lei Maria da Penha. Também são destacadas as leis de iniciativa do mandato da parlamentar, sendo oito ao todo, entre elas a que obriga os síndicos dos condomínios a comunicarem aos órgãos de segurança os casos de violência doméstica que ocorram em seus interiores.

“A cartilha ainda traz esclarecimentos sobre os tipos de violência doméstica, o violentômetro que é um indicador dos relacionamentos abusivos e agressivos, os principais canais de denúncia e órgãos de atendimento às vítimas no Rio Grande do Norte”, pontua Cristiane.

Cristiane, que preside na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar da Mulher, avalia que a cartilha é uma ferramenta de utilidade pública para a mulher potiguar. “Levar informação qualificada e prática para as mulheres é importante para conscientizá-las sobre seus direitos. A informação é essencial para romper o ciclo de violência, pois a mulher saberá que existe uma rede articulada para garantir sua proteção no momento em que denunciar o agressor”, ressalta.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a cartilha do Agosto Lilás está disponível nas redes sociais @depcristianedantas e em plataforma online no link: https://issuu.com/deputadacristianedantas/docs/cartilha_depcristianedantas .