Do portal Mossoró Hoje

O prefeito Ciro Bezerra (DEM), do município de Itaú, de 5,8 mil habitantes, é o primeiro a decretar bloqueio total no Rio Grande do Norte. O decreto foi elaborado na tarde desta segunda-feira, 11, e anunciado pelo prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Nedilson Paiva, explicou que o bloqueio total se dá devido aos riscos de contaminação em massa no município.

Nedilson contou que, na semana passada, a Secretaria de Saúde da cidade vizinha, Taboleiro Grande, informou que um cidadão de sua cidade havia testado positivo. Diante desta informação, o secretário Nedilson e equipe verificaram os locais que esta pessoa costumava frequentar em Itaú, um dos principais era uma casa de jogo.

O prefeito Ciro Bezerra determinou que o protocolo para se fazer o teste rápido fosse quebrado e todos que estiveram no local fossem testados. Os testes, seguindo todos as normas da Anvisa, aconteceram na tarde de sábado (9). Ao todo, 30 pessoas fizeram o teste e 11 saíram com o diagnóstico positivo.

Os diagnosticados foram colocados em isolamento domiciliar e quem teve contato também.Várias outras medidas diretas foram adotadas. O secretário Nedilson destacou que todos que foram diagnosticados com covid-19 estão apresentando sintomas leves. O prefeito Ciro Bezerra pediu desculpas à população por não ter realizado uma fiscalização mais intensa, que tivesse impossibilitado a transmissão do novo vírus na cidade.

Medidas

Ele lembrou que conseguiu, com apoio da polícia, acabar com os banhos no açude da cidade, mas que falhou na fiscalização dos bares e casas de jogos. Ressaltou, no entanto, que, com o bloqueio total (lockdown) vai se dar em parceria com a Polícia e a Vigilância Sanitária.

“Se botar o pé para fora de casa, na calçada, terá que usar a máscara”, diz o prefeito. “Até porque não vai faltar máscara para o cidadão de Itaú. Quem ainda não tem, os agentes de saúde vão passar de casa em casa entregando. Precisamos da união de todos. Agora a fiscalização vai ficar mais rigorosa”, concluiu Ciro Bezerra.