Evento apresenta modalidades paradesportivas a crianças e adolescentes da capital



_”Conhecendo o Esporte Adaptado” terá presença de atletas paralímpicos_

Referência nacional e até internacional, o Rio Grande do Norte não para de produzir talentos nas modalidades paralímpicas. Desde Adriano Galvão, um dos pioneiros no paradesporto, o Estado já contabiliza muitos campeões nas piscinas, pistas, quadras, tatames.

“O esporte é uma das melhores ferramentas de inclusão e transformação social. E isso vale para pessoas com e sem deficiência. Mas para quem tem alguma deficiência, ele tem um peso ainda maior, porque além das oportunidades que traz, o esporte tem a função da reabilitação e oferece qualidade de vida”, diz o vereador de Natal Tércio Tinoco.

Por seis anos, Tércio presidiu a Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN), que trabalha a inclusão por meio do esporte, e recentemente teve três atletas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Ana Raquel (ciclismo), Junior França (halterofilismo) e Joana Neves (natação).

Os três, além de paratletas da Adevirn (Associação dos Deficientes Visuais do RN) do Judô e Goalball, participarão nesta quarta (22) do evento “Conhecendo o esporte adaptado”, promovido pelo gabinete do vereador Tércio Tinoco dentro da programação do Setembro Verde. “Muitas crianças e adolescentes com deficiência nem sabem que podem praticar esportes, porque não conhecem as modalidades paralímpicas. Nosso evento vai apresentar essas possibilidades para eles”, explica Tércio.

“É muito importante que as crianças com deficiência tenham referências de sucesso de outras pessoas como elas, seja no esporte ou em qualquer outra área. Isso estimula e mostra pra eles que apesar das limitações, todo mundo pode ir longe”, diz Joana Neves, atleta da natação. Joana foi bronze em Tóquio e tem 5 medalhas em 3 edições de Paralimpíadas.

*CONHECENDO O ESPORTE ADAPTADO* Quarta, 22/09 – 08h
Local: Estação Cidadania (ao lado do Nélio Dias)