Fernando Henrique abandona Lula e declara apoio a Doria


O ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso declarou em público neste sábado (31) seu apoio à candidatura do correligionário e governador de São Paulo (SP) João Doria (PSDB)

“Ele é candidato a Presidência e tem meu voto”, disse o ex-presidente em um breve comentário enquanto discursava, ao lado de Doria, durante a cerimônia de reabertura do Museu da Língua Brasileira, nesta manhã, em São Paulo (SP).

Em maio, encontro de Fernando Henrique com o ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva esquentou as conversas sobre a corrida eleitoral para 2022 e rendeu críticas ao tucano dentro do PSDB, que ainda tenta buscar espaço para uma “terceira via” na disputa ao lado de outros partidos de centro e centro-direita.

Em entrevista à CNN pouco depois, Fernando Henrique afirmou a importância de não ficar na neutralidade em meio a uma disputa polarizada, e voltou a acenar ao adversário petista. “Claro que sou do PSDB, sou presidente de honra e prefiro [o PSDB], mas se o Lula for capaz de se expressar de uma maneira, e não havendo outro, o que eu posso fazer?”, disse.

As pesquisas mais recentes mostram a corrida presidencial para 2022 liderada por Lula, seguido do atual presidente Jair Bolsonaro.

CNN Brasil