Governo faz entrega oficial da RN-087 com 22 km de extensão


Estrada que liga Lagoa Nova a Cerro Corá era reivindicada há 50 anos

A RN-087, mais conhecida por “Estrada da Produção”, trecho que liga os municípios de Cerro Corá e Lagoa Nova, na região Seridó, foi inaugurada neste sábado, 31, pela governadora Fátima Bezerra. A obra era reivindicada há 50 anos pela população. A área atendida pela rodovia tem destacada produção de mandioca e frutas como maracujá, graviola, caju e pinha, e criação de gado bovino, ovino, caprino e suíno e possui população de 27 mil habitantes.

“O que viemos fazer aqui foi prestar contas à população de mais uma obra iniciada e concluída em nossa administração. Em 2019, quando assumimos o governo, a obra não estava realizada e enfrentava inúmeros problemas. Dialogamos com proprietários de terra, com a igreja, prefeitos, Incra, movimentos sociais, vários setores da sociedade para superar os entraves, executar e entregar a obra como estamos fazendo agora”, afirmou a governadora.

Ela acrescentou que o governo trabalhou para realizar a obra dentro do Projeto Governo Cidadão, com recursos de empréstimo junto ao Banco Mundial. “Não é à toa que se chama ‘estrada da produção’. Aqui temos forte produção da agricultura familiar. São 22 quilômetros de estrada e investimento de quase R$ 9 milhões. Ao assumir o governo, a estrada estava no zero. Hoje está pronta e servindo à população”, registrou.

No ato simbólico de inauguração, Fátima Bezerra confirmou que a Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN) e o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) trabalham na expansão no trecho que vai de Lagoa Nova ao município de Tenente Laurentino. “Não gosto de prometer, mas de fazer, de realizar. Certamente vamos ampliar de Lagoa Nova a Tenente Laurentino e retomar a fase 1 no trecho Cerro Corá a São Tomé.”

O secretário de Relações Institucionais e coordenador do programa Governo Cidadão, Fernando Mineiro lembrou o intenso trabalho de articulação realizado para a construção da estrada. “Pautamos as ações em quatro pilares: do diálogo, da transparência – quando assumimos o dinheiro estava há três anos na conta – a sinceridade e a formação de parcerias. Conseguimos realizar esta importante obra e cumprimos com eficiência a determinação da Governadora.”

Para Gustavo Coelho, secretário de Infraestrutura, a entrega oficial mostra a superação da equipe do governo da professora Fátima Bezerra para desfazer os entraves, concluir e entregar a obra. “E agora temos o desafio da extensão a Tenente Laurentino. Temos uma governadora determinada que nos cobra todos os dias”, acrescentou.

Diretor-geral do DER, Manoel Marques disse que a entrega oficial da estrada é momento de orgulho. Ele pediu o esforço dos prefeitos para a preservação da faixa de domínio das estradas. “Inclusive para darmos continuidade à Estrada da Produção até Tenente Laurentino.”

“Uma obra valorosa para a região serrana. Digo obrigado ao Governo do Estado, porque a estrada reduz a distância aos municípios vizinhos e a Natal. Como prefeito estarei sempre junto ao governo e adianto que vamos sim preservar as margens para ampliação até Tenente Laurentino”, declarou o prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos.

Raimundo Borges, o ‘Novinho’, prefeito Cerro Corá, considerou que a estrada traz “desenvolvimento incalculável, vai estimular os investimentos imobiliários, o turismo e a produção agropecuária em todos os municípios da Serra de Santana. Ficamos mais próximos da capital. Sei do esforço do Governo do Estado para concluir a estrada e reconhecemos o compromisso cumprido”.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Francisco do PT afirmou que “três anos atrás não tínhamos esperança desta obra se concretizar. Mas a professora assumiu o governo e hoje, superando todas as dificuldades, a obra está oficialmente sendo entregue. A estrada vai ampliar o potencial agrícola e turístico na Serra de Santana além do potencial eólico. Como disse a governadora Fátima Bezerra: palavra dada é palavra cumprida.”

Além dos já citados, também participaram da entrega da estrada: os prefeitos de Currais Novos e de Tenente Laurentino, Odon Junior e Inácio Machado, respectivamente; a diretora da Potigás, Samanda Alves; o diretor técnico da Emater, Raimundo Sobrinho; presidente da Câmara Municipal de Cerro Corá, Breno Bezerra, e vereadores – Santos Capote, Ana Maria, Vagner Arroz, João Alexandre; a ex-vereadora Graça Santos. De Lagoa Nova compareceram os vereadores Dequinha Primo, Lourival Adão, Emílio, Mateus Emanoel, Paulo Machado; o empresário Geraldo França; o vice-prefeito Iraniano Aciole; vereadores de Currais Novos, Joiram e Madson; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Seridó (Adese), Francisco de Assis; dirigentes de sindicatos de trabalhadores rurais e o representante da deputada federal Natália Bonavides.

A RN-087

A RN-087 é uma das 9 estradas construídas e/ou recuperadas pelo Governo do RN em todo o Rio Grande do Norte.

No subtrecho: Lagoa Nova – entroncamento com a RN 042 (Tupã) Cerro Corá – foi realizada a implantação da rodovia e a pavimentação.

Também foram feitos serviços de estruturação, revestimento asfáltico, drenagem, sinalização vertical e horizontal, em uma extensão total de 14,84km. Foram investidos R$ 8.716.463,91.