in , ,

HERMANO PEDE APOIO CONTRA MEDIDAS DE DESINVESTIMENTOS DA PETROBRAS NO RN


Preocupado com as sucessivas diminuições dos investimentos da Petrobras no RN, o deputado estadual Hermano Morais (PSB) protocolou requerimento na Assembleia Legislativa pedindo ao Governo do Estado e à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) que busquem, junto à bancada federal, medidas urgentes contra a falta de interesse da empresa estatal nos últimos anos em nosso Estado.

“O território do Rio Grande do Norte foi explorado pela Petrobras durante 40 anos. Foram 266 milhões de dólares de lucro. Contudo, os desinvestimentos vêm acontecendo. Em julho de 2019, por exemplo, o presidente da companhia afirmou não ter interesse em investir na exploração do petróleo em terra. O mais preocupante é que a Petrobras representa muito, para o nosso Estado, em termos de impostos e empregabilidade”, observou o deputado.

O parlamentar afirmou que a produção e exploração de petróleo e gás existe em 16 municípios potiguares, mas 97 recebem recursos da atividade petrolífera. Hoje, com o desinvestimento, o impacto é grande: são 50 mil desempregados.

Hermano afirmou que a Refinaria Clara Camarão está sendo subutilizada e pelo menos 45 plataformas de produção de petróleo e gás natural, instaladas em estados do Nordeste e Sudeste, vão ser desligadas neste mês. “O Rio Grande do Norte é o mais atingido, com 24 unidades o que vai significar demissões e remanejamento de pessoal”, disse o deputado.

Artesãos

Outra preocupação do deputado é em relação à situação dos artesãos potiguares. Hermano está solicitando ao Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) a distribuição, com urgência, de cestas básicas para essa parcela da população.

O RN tem cerca de 9 mil artesãos inseridos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), dos quais 800 estão em Natal. “Muitos estão literalmente passando fome, diante da impossibilidade de trabalhar e sem ter acesso ao auxílio emergencial do Governo Federal, com seus cadastros ainda em análise”, alertou o deputado.

Projeto do Vereador Ney Lopes Jr. estabelece o Código Municipal de Defesa do Consumidor

Parnamirim,Prefeitura realiza fiscalização para evitar aglomeração e proliferação da COVID-19