Lista tríplice com resultado da eleição da Uern é entregue à governadora



A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (RN) (Uern), Fátima Raquel Morais, entregou nesta quinta-feira (10) a lista tríplice elaborada pelo Conselho Universitário para os próximos gestores da Universidade à governadora e chanceler da Uern, Fátima Bezerra. Acompanharam a reitora na solenidade, Cicília Maia e Chico Dantas, os primeiros colocados na consulta à comunidade acadêmica, em 10 de maio.

A governadora garantiu que irá respeitar a decisão da comunidade acadêmica e nomear os primeiros colocados na consulta. Ela também afirmou que a nomeação será publicada na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (11).

“Democracia é o respeito à vontade da maioria. E o nosso compromisso é que essa seja a última vez que a Uern vem ao Governo do Estado entregar uma lista tríplice. Já está em tramitação na Assembleia Legislativa o projeto de lei para acabar com a lista tríplice na Universidade”, afirmou a governadora, reiterando seu compromisso também com a autonomia financeira da Uern e com o plano de cargos e salários dos servidores.

A reitora Fátima Raquel destacou o momento histórico para a Universidade, com a eleição de Cicília Maia e Chico Dantas em primeiro lugar nos segmentos docente, técnico e discente. “Pela primeira vez, realizamos uma eleição virtual e esse resultado aumenta a responsabilidade de Cicília e Chico em relação à nossa comunidade acadêmica. Só temos a agradecer à governadora pelo apoio que sempre deu à Uern”.

Cicília Maia será a terceira mulher a assumir a reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Ela reafirmou seu compromisso com a Uern e relembrou sua trajetória na Universidade, que teve início ainda como estudante da graduação. Ela agradeceu o empenho da governadora e falou sobre a importância da concretização da autonomia financeira da instituição. “É uma pauta muito importante para nós, e que será o quinto marco na história da nossa Universidade. E que bom que será no governo democrático da professora Fátima Bezerra”, avaliou Cicília Maia.

A entrega do documento ainda contou com a presença do vice-governador Antenor Roberto, da secretária-adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista, do secretário estadual de Educação, Getúlio Marques, da secretária estadual de Administração, Virgínia Ferreira, e do secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho.

A lista para o cargo de reitor é composta pelos nomes de Cicília Maia, primeira colocada na consulta à Comunidade Acadêmica realizada no último dia 10, e dos professores Paulo Silva e Adalberto Veronese, segundo e terceiro colocados na consulta. Já a lista para vice-reitor é composta pelos nomes do primeiro colocado na disputa, Chico Dantas, da segunda colocada, Kelânia Mesquita e da terceira colocada, Maria José Vidal