in

Natal: Mais de 2600 profissionais de saúde e idosos receberam a segunda dose da vacina Coronavac Robson Pires




Sem intercorrências nos pontos de vacinação, a Prefeitura de Natal (RN) iniciou nesta quarta-feira (10), a aplicação da segunda dose da vacina da Coronavac em profissionais da Saúde e a primeira dose dos idosos acamados, dando continuidade à campanha de imunização contra à Covid-19. No primeiro dia, 2.486 profissionais da Saúde receberam a segunda dose do imunobiológico. Para este grupo a gestão municipal replicou a estratégia utilizada na primeira fase, recorrendo ao sistema de drive-thru em três locais: Arena das Dunas (780 aplicações), Ginásio Nélio Dias (623) e Shopping Via Direta (1083).

A Prefeitura de Natal também deu início nesta quarta-feira à imunização da primeira dose da Coronavac em idosos acamados acima de 75 anos. Foram aplicadas 156 vacinas neste primeiro dia, através de visitas dos agentes da SMS aos domicílios cadastrados, sendo zona Norte I (26), Norte II (29), zona Sul (27), Leste (18), Oeste (29) e Departamento de Vigilância em Saúde (27). O total de imunizados nesta quarta-feira foi de 2642 pessoas.

À tarde o prefeito Álvaro Dias esteve em um dos postos para acompanhar o andamento da vacinação e conferir de perto o esquema implementando pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde. “Mais uma vez vim ao Arena das Dunas participar, conversar com as pessoas e conferir de perto o sistema instituído pela Prefeitura através da Secretaria de Saúde, e parabenizar pela organização. É assim, imunizando as pessoas e protegendo com a vacina que nós vamos ter a vitória final contra o Coronavírus”, comentou Álvaro Dias.

Tranquilidade, organização e agilidade foram as marcas imprimidas pelas equipes de vacinação nesta fase de aplicação. Não houve filas, nem demora. O anestesiologista do Hospital Onofre Lopes Leandro de Oliveira Orth foi até o ginásio Nélio Dias para receber a vacina. Ele que está desde o início da pandemia na linha de frente no combate à doença não escondeu a alegria com a chegada do momento: “Estou muito feliz e aliviado. Acompanho desde o começo os efeitos da doença e agora vacinado poderei trabalhar de forma mais tranquila e segura”, destacou.

A agente de Endemias da UBS Parque das Dunas Ana Patrícia também foi vacinada no Ginásio Nélio Dias no ponto fixo exclusivo para os profissionais que não chegam ao local de carro. Emocionada, a profissional enalteceu a estrutura montada pela Prefeitura e destacou a importância da vacina: “Cheguei aqui e rapidamente fui atendida. Está muito tranquilo e organizado. A vacina gera mais segurança e permite que a gente trabalhe melhor. Vamos seguir com todos os cuidados e torcer para que todos sejam imunizados o mais rápido possível”, disse.

Juliana Araújo, diretora do Departamento de Vigilância e Saúde da SMS, acompanhou o início da segunda fase da campanha e fez um balanço positivo da iniciativa: “Estamos repetindo o que foi feito na primeira etapa e tudo está ocorrendo na mais perfeita tranquilidade. A gestão Municipal está trabalhando de forma integrada e organizou uma estrutura para dar agilidade, eficiência e imunizar o maior número de profissionais possível. Vamos seguir nesse ritmo até o final”, ressaltou.

Aos 90 anos, Silvio Santos é vacinado contra o coronavírus

Dr. Tadeu encerra viagem a Brasília com boa notícia do DNIT: a construção de passarela da Ponte Barra Nova