Nova secretária da STTU diz que cronograma será mantido, e licitação do transporte em Natal deve sair até o fim do ano



A nova secretária municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Daliana Bandeira, afirmou nessa terça-feira (5), em entrevista à 98 FM Natal, que o cronograma de mudanças no sistema de transporte público de Natal que havia sido anunciado pelo ex-secretário Paulo César Medeiros está mantido.

De acordo com ela, mesmo com a troca no comando da secretaria, segue mantida a previsão de lançar até o fim do ano a licitação do transporte na capital potiguar. Antes disso, já nas próximas semanas, deverá entrar em funcionamento o novo desenho de linhas da cidade, que está sendo projetado pelos técnicos da pasta.

Daliana Bandeira afirmou que o cronograma apresentado nas últimas semanas não sofrerá prejuízo porque ela acompanhou toda a elaboração do projeto desde o início.

Ela também tem ido às reuniões nos bairros, para discutir com as comunidades o novo modelo de linhas de ônibus. Nomeada secretária titular nesta terça, ela já estava na pasta como secretária-adjunta de Transportes, compondo a equipe técnica do agora ex-secretário Paulo César Medeiros.

“Eu participei desse processo desde o início, como secretária-adjunta. Participei de todas as reuniões. Iniciamos na semana passada no bairro de Nova Descoberta e eu estive presente em todas as regiões, juntamente com a equipe técnica da secretaria. A secretaria vai levar adiante o cronograma que já estava pensado na gestão do secretário e que eu pensei desde o início”, afirmou, em entrevista ao programa “Repórter 98”.

Rejeição à proposta

À 98 FM, Daliana Bandeira destacou que parte da população tem rejeitado, durante as reuniões, a proposta do novo sistema de transporte. A secretária, porém, atribui a rejeição ao descontentamento dos usuários com o sistema como ele está posto atualmente, e não exatamente ao novo modelo.

“Uma parte da população aceita bem a proposta. Outra parte, pela situação atual do transporte público, das condições, seja de abrigo ou do atendimento desse sistema que está em operação, é meio desconfiada em relação ao novo, é resistente às mudanças. Nas reuniões, a gente tenta explicar, dando exemplos”, ressaltou a nova secretária.

A secretária enfatizou que, a partir das reuniões nos bairros, pode haver mudanças no sistema de transporte que está sendo proposto pela STTU. “Não é uma rede que já está fechada e finalizada. Estamos escutando a população porque é quem usa o sistema. Estamos coletando as opiniões e sugestões para que, mediante uma análise técnica, possa ser inserida na rede que está pensada”, pontuou.

Daliana Bandeira defendeu a modernização do sistema, porém. Ela enfatizou que o atual sistema de transporte foi pensado para uma Natal de 30 anos atrás, quando a cidade tinha outra configuração. “Há 30 anos, a gente não tinha o Midway Mall”, assinalou.

Portal 98 FM