O outro Zé Vaqueiro desiste de briga por autoria de nome e acusa empresa de Xand Avião de traição; entenda



Zé Vaqueiro – O Original e o outro Zé Vaqueiro, que afirma ter sido traído após fechar acordo com empresa de Xand Avião para trocar de nome Foto: Divulgação

Um dos bordões que mais caracterizam o piseiro – um dos ritmos mais escutados da música brasileira na atualidade – sem dúvidas é: “Zé Vaqueirooo, o originaaal…”. O slogan, como revela o próprio nome, é de José Jacson de Siqueira dos Santos Júnior, mais conhecido com Zé Vaqueiro, que está no topo da lista de artistas mais ouvidos no país nas plataformas de streaming.

Nos últimos dias, a expressão “o original” ganhou notoriedade. Isso porque ela foi criada para diferenciar o cantor de outro artista, chamado Wesley dos Santos Vieira, que usava o mesmo nome, além de ter história parecida e semelhante com José Jackson, no interior de Pernambuco.

Wesley, aliás, chegou a contestar o registro do nome artístico por José Jackson. Em entrevista ao G1, Wesley conta que desistiu do processo no Instituto Nacional de Propriedade Inteletctual (INPI) porque foi traído pela Vybbe, empresa de Xand Avião, que contratou o Zé Vaqueiro mais famoso.

REPRODUÇÃO INSTAGRAM – cantor zé vaqueiro, sucesso no spotify
A ideia, segundo Wesley, era mudar voluntariamente o nome Zé Vaqueiro para “Zé Estilizado” e abandonar a contestação no INPI. No acordo, a empresa de Xand Avião o ajudaria a pagar o material de divulgação com a nova marca. No entanto, o cantor afirma que ficou sem nome artístico e sem a ajuda prometida.

Artistas não se conheciam
José Jackson e Wesley dos Santos afirmaram que não sabiam da existência um do outro. Até que, ao escolher o nome, se conheceram e até beberam juntos.