Parnamirim: Prefeito Taveira entrega à sociedade nova turma da Guarda Municipal




Numa data pra lá de especial, quando a cidade trampolim completa 63 anos de emancipação política, a Prefeitura de Parnamirim entregou à população um importante reforço na área da segurança pública: foram integrados à Guarda Municipal mais 55 agentes.

O fortalecimento desse órgão público, que é um dos braços da Prefeitura, é uma das principais bandeiras do prefeito Rosano Taveira, gestor responsável pela criação, estruturação e crescimento da Guarda Municipal.

O Auditório Clênio José dos Santos foi o local escolhido para a solenidade de encerramento do curso de formação da Guarda e início dos trabalhos da nova turma de 2021, um conjunto de mais 55 Guardas Municipais que se somam aos 60 da primeira turma, que estão em pleno exercício. Na presença do prefeito Taveira, da vice-prefeita Kátia Pires, secretário estadual de Segurança Pública, Cel. Araújo, do secretário de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana, Marcondes Pinheiro – que representou o secretariado da Prefeitura de Parnamirim – e do presidente da Câmara Municipal, Wolney França representante dos edis presentes, os 115 homens e mulheres da GM ouviram a fala emocionada do orador da nova turma, Marcos Antônio de Lima Araújo Freire:

“Ressalto aqui o forte vínculo com nossos irmãos de farda e a importância vital da família. Destaco com alegria também o trabalho dos agentes que já estão em atividade, valorosos companheiros. Nós, da nova turma, estamos chegando para somar”.

Cel. Marcondes Pinheiro falou sobre indicadores de segurança e reafirmou o compromisso do executivo municipal com a formação da segunda turma da Guarda Municipal. “A Guarda Municipal tem como pilares a preservação da vida e ser a protetora da sociedade, mesmo os agentes pondo suas próprias vidas em risco”. Pinheiro fez uma retrospectiva da criação da Guarda Municipal, em 2018, cumprindo um compromisso de governo do prefeito, e, muito satisfeito, deu as boas vindas aos novos servidores da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana.

Os agentes passaram pelo curso de formação composto por 15 disciplinas como primeiros socorros, combate a incêndios e atendimento a vítimas. Os presentes, incluindo as famílias dos novos agentes, assistiram vídeos do curso mostrando parte das atividades práticas, demonstrando a preparação do efetivo.

Grande incentivador da causa, Rosano Taveira anunciou boas novas para Parnamirim. Ainda na semana passada foi implantada uma comissão que vai elaborar o plano de cargos e salários da Guarda Municipal. “Nossa população espera os agentes da Guarda de braços abertos e anseia demais pelos serviços dos senhores”, disse aos agentes.

Ao final dos trabalhos – também de forma emocionada – o GM Pedro Teixeira deu o comando ‘fora de forma’ aos agentes, dando ponto final à cerimônia. A Guarda Municipal, órgão que tem a missão de guardar, proteger e defender a sociedade parnamirinense, com menos de dois anos de atividade, já atendeu mais de 2.800 ocorrências de todos os tipos e naturezas, fazendo valer um trecho juramento da corporação, que menciona o cumprimento das atribuições ‘mesmo com o risco da própria vida’.