in

Parnamirim: Prefeitura inicia o ano cuidando da saúde da mulher


Os exames de mamografia gratuitos chegaram ao litoral de Parnamirim nesta semana. Iniciados em meados de julho de 2020, a ação visa proporcionar e enfatizar a saúde preventiva contra o câncer de mama. O caminhão móvel está localizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pirangi do Norte, desde segunda-feira (11), e tem efetuado cerca de 70 atendimentos por dia. Mulheres de 40 a 69 anos, moradoras dos bairros de Pirangi e Pium, poderão realizar o exame das 7h30 às 16h30 até a data de amanhã.

Para o atendimento, é importante que as pacientes já tenham em mãos o encaminhamento médico. As ações estão ocorrendo nos pontos de apoio das UBS, que podem realizar a solicitação do pedido médico imediatamente, caso necessário. Os resultados serão entregues em até 20 dias, e também ficarão a cargo da unidade.

As pacientes deverão, ainda, apresentar comprovante de residência, identidade, CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A diretora Márcia Maria Bezerra Medeiros informou que todas as medidas de prevenção para evitar o contágio com a COVID-19 estão sendo adotadas. O uso de máscara é obrigatório e os pacientes estão sendo atendidos ao longo do dia, a fim de evitar aglomerações.

“A população estava carente desse tipo de ação e essa iniciativa da prefeitura é muito importante. As mulheres se sentem valorizadas e acolhidas”, disse Márcia.
Andreia Gama, moradora da região, disse que não poderia desperdiçar a oportunidade de ter um exame à porta. “Foi rápido, fácil e fui muito bem atendida tanto pelo pessoal do Grupo Reviver, como pelos funcionários da UBS.

A Prefeitura de Parnamirim já realizou o procedimento em diversos bairros do município desde o ano passado. O intuito é dar mais fluidez às demandas existentes na Central de Regulação e estender a ações de prevenção para além do mês de outubro, data considerada como oficial para a campanha contra o câncer.

Em fevereiro, o mutirão será realizado na UBS de Emaús e deverá atender as moradoras de Parque Industrial e Parque das Orquídeas.
A detecção precoce do câncer de mama aumenta significativamente as chances de cura, podendo chegar a 90%. Por isso, realizar esse tipo de exame preventivamente é muito importante.

Texto: Andrezza Barros

Filho de Álvaro: Delegado Adjuto Dias assumirá secretaria na prefeitura do Natal.

Curso de processo legislativo será ministrado na Câmara Municipal de Parnamirim