A Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), por meio dos departamentos de Vigilância em Saúde, Laboratório Central, Atenção Primária e apoio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), realizará na quinta (2) e sexta-feira (3), das 8 às 17h, um Drive Thru de testes rápidos da Covid-19, no Laboratório Central, Avenida Comandante Petit, no Centro, destinados ao público de idosos e doentes crônicos.

Serão disponibilizados, ao todo, 1.000 testes, divididos entre os dois dias, no quantitativo de 500. Os testes rápidos estarão disponíveis estritamente ao público idoso e doentes crônicos que apresentarem sintomas da doença há pelo menos 14 dias. Os documentos necessários para realizar o procedimento são: carteira de identidade, documento médico de comprovação caso haja doença crônica e comprovante de residência do município.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Pontes, ressalta os cuidados necessários nos quais os pacientes deverão ter. “É importante que todos os pacientes sigam rigorosamente os critérios de apresentação dos sintoma pelos últimos 14 dias, pelo risco de dar um falso negativo. O uso de máscara é obrigatório e todos devem ficar restritos dentro do veículo durante a coleta de sangue ou espera nas filas”, disse.

Os resultados dos exames serão liberados no mesmo dia ou em até 24h, a depender da demanda. Os pacientes poderão receber os resultados através do Whatsapp ou telefone cadastrado.

Os pacientes positivos serão orientados quanto ao isolamento domiciliar e conforme a data de início dos sintomas. Caso se enquadrem na condição de pacientes sintomáticos e apresentem piora dos sintomas, a orientação é que busquem a Unidade de Saúde de Referência do seus respectivos bairros.

A Sesad destaca que o não cumprimento dos critérios estabelecidos pode acarretar em resultados falsos negativos, levando prejuízos a população e sistema de saúde, visto que o paciente continuará em livre circulação.