O prédio da Unidade Básica de Saúde Suzete Cavalcanti passou por uma ampla reforma e teve seus serviços divididos entre a UBS e um Pronto Atendimento. Na manhã desta quarta-feira (8), o prefeito Rosano Taveira visitou as instalações do prédio.

Devido ao atual momento de enfrentamento ao COVID-19, a Prefeitura de Parnamirim vem estruturando algumas unidades de saúde. Acompanhado da diretora da UBS, Luciana Guimarães, e da secretária municipal de Saúde, Terezinha Rêgo, o prefeito Rosano Taveira conheceu a nova estrutura do prédio e falou da importância de mais esse equipamento para os parnamirinenses.

“Aqui é mais uma unidade para ajudar na luta contra a Covid-19. Conta com leitos para isolamento e um atendimento de plantão. Estamos fazendo essas modificações em alguns prédios nossos e tudo isso vai ficar para a população quando essa pandemia passar. São leitos de retaguarda para atender a população”, disse Taveira.

Com o prédio dividido, a UBS conta com uma equipe completa, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde. Serviços básicos convencionais e a estratégia da saúde da família estão mantidos, funcionando de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30.

Apesar de o Pronto Atendimento ter como fator principal para a sua criação o momento da pandemia mundial, a unidade também vai realizar outros tipos de atendimento, e não apenas os suspeitos do Coronavírus. Os serviços contam com uma escala de plantão das 7h às 19 e funcionará de domingo a domingo.

Luciana Guimarães, diretora da UBS Suzete Cavalcanti, falou sobre a nova estrutura do Pronto Atendimento. “Temos consultórios médicos, sala de acolhimento, onde é feita a triagem, sala para pequenos procedimentos como suturas e curativos e duas salas de observação para pacientes que precisem tomar medicação. Contamos também com seis leitos e um posto de enfermagem, porém, pacientes em estados graves são regulados e encaminhados para a UPA”.

Além da reforma em toda a estrutura do prédio, a diretora lembrou que a unidade recebeu novos equipamentos de ares-condicionados, geladeira, aparelhos de oxigênio para a enfermaria, macas e colchões. O local também recebeu a instalação dos serviços de internet. Para Luciana, o Pronto Atendimento Suzete Cavalcanti é um marco para a população de Nova Parnamirim e profissionais que atuarão no local:

“Toda essa estrutura e insumos é um grande incentivo para nós. A mão de obra é um fator primordial para podermos oferecer um serviço efetivo para quem nos procura. Como moradora do bairro e cidadã parnamirinense, é uma grande felicidade e segurança social, saber que podemos contar e termos todos os dias um serviço de qualidade. É um grande marco”.