Perto da cura! Israel anuncia descoberta de anticorpo para o coronavírus

m homem recebe um teste de auto-coronavírus de um estudante de medicina à sua porta, em meio ao surto de doença de coronavírus (COVID-19), em São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil, 14 de abril de 2020. REUTERS / Rahel Patrasso


O Instituto de Israel para a Investigação Biotecnológica anunciou, nesta terça-feira (5), que desenvolveu um anticorpo para o novo coronavírus.

O laboratório do Ministério da Defesa de Israel está preparando a patente para depois entrar em contato com empresas farmacêuticas, com o objetivo de produzir em escala comercial.

Os pesquisadores, liderados pelo professor Shmuel Shapiro, afirmam que a fase de desenvolvimento do anticorpo foi concluída.

Em comunicado à imprensa, o instituto assegura que o anticorpo desenvolvido ataca e neutraliza o vírus nas pessoas doentes.

O ministro da Defesa de Israel, Naftali Benet, visitou o laboratório do instituto em Nezz Ziona, ao sul de Tel Aviv, onde tomou conhecimento da pesquisa.

Benet afirmou que o “anticorpo ataca o vírus de forma monoclonal” qualificando o trabalho desenvolvido como “grande conquista”:

“Estou orgulhoso do pessoal do Instituto de Biotecnologia por esse avanço. A criatividade e o pensamento judaico atingiram grande resultado.”

Altos cargos do setor da defesa e da segurança israelita disseram que a descoberta é a “primeira desse tipo em nível mundial”, destaca o jornal Correio Braziliense