Prefeitura de Parnamirim realiza ações para comemorar Dia Mundial da Limpeza


A prefeitura de Parnamirim através da Secretaria de Limpeza Urbana – SELIM, em parceria com a Promovec, Ong Oceânica e MB, participa neste sábado, 21, do Dia Mundial da Limpeza com ações no litoral do município, que conta com a participação da comunidade local.

A coordenadora da Selim, Rárika Bastos, explica que a ação em Parnamirim, acontece em três pontos de atividades no litoral, subdivididos em Pium; Cotovelo; Pirangi e no Cajueiro, onde está sendo distribuído material de sensibilização e coleta de lixo. “Nesses pontos específicos haverá a coleta desses resíduos que são dispostos na praia, também estamos juntos com a empresa MB, distribuindo sacolinhas de lixo para carros e panfletos de sensibilização sobre a questão do descarte adequado dos resíduos”, disse ela.

As atividades inciaram cedo, com um café da manhã coletivo, oferecido pela Promovec no gramado em frente ao Condomínio IN MARE em Cotovelo e em seguida os moradores acompanhados da equipe da Selim começaram a coleta de lixo nas ruas da praia.

A moradora de Pium e artista plástica, Flor Atirupa, preparou com ajuda de outros moradores, placas que despertem a atenção dos moradores e visitantes. “A ideia é trazer a conscientização da Praia Limpa, para que todos mantenham esse paraíso saudável todos os dias, fazendo com que a arte e conscientização andem juntos”, afirmou a artista.

A programação segue durante todo o dia, no período da tarde a Ong Oceância estará em Pirangi do Norte próximo à barraca do Paulista com apresentação de peça teatral, mutirão de separação e pesagem do lixo, além disso, será lançado um aplicativo para celular.

“Nossa expectativa hoje não é na quantidade e sim o lançamento do aplicativo “Mar Limpo” que será lançado como trabalho piloto aqui no litoral na perspectiva de gerar dados e informações para o poder público”, conta a integrante da Ong, Joane Batista.

ASCOM