Projeto Formando Campeões recebe homenagem da Câmara de Natal



A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta terça-feira (28), uma sessão solene em homenagem ao projeto Formando Campeões. A solenidade, promovida por proposição do vereador Kleber Fernandes (PSDB),
aconteceu na Faculdade Estácio de Sá e contou com a presença de coordenadores e colaboradores da iniciativa, que foram agraciados com diploma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à capital potiguar.

Em seu discurso, o vereador Kleber Fernandes destacou a relevância da ação social desenvolvida pela Federação Estadual de Karatê em parceria com as instituições de ensino superior. “Os estudantes, na prática, participam de atividades levando talentos e o conhecimento acadêmico para pessoas em situação de vulnerabilidade”, pontuou. “A proposta reúne compromisso social, educação, esporte, cultura e prestação de serviço. Portanto, a honraria é mais do que merecida”, completou.

O idealizador e coordenador do projeto, professor André Calixta, falou que o foco da atividade não é apenas formar atletas, mas também cidadãos, direcionando jovens para a vida acadêmica e mercado de trabalho.

“Temos hoje cerca de 4 mil alunos e muitos deles são bolsistas nas universidades privadas da cidade. O Formando Campeões consiste num trabalho voluntário, desenvolvido essencialmente nas escolas públicas. Para participar, o jovem precisa de dois requisitos: disciplina e boas notas”, explicou André.

Na sequência, André Zago, diretor geral da Faculdade Estácio de Sá, apoiadora do projeto, agradeceu a homenagem da Câmara Municipal. “É um reconhecimento da parceria que fazemos. Existe uma fusão de pessoas, entidades, esforços e boa vontade. Ou seja, indivíduos e instituições comprometidos em oferecer ao próximo oportunidades para vencer na vida”.

A aluna Nathalia Pereira Fernandes, 22, está no projeto desde os 17 anos e falou sobre a importância do karatê na sua formação. “É uma imensa satisfação fazer parte dessa história de sucesso e ser testemunha da transformação que o esporte é capaz de proporcionar na vida de qualquer pessoa”, comemorou ela, que estava entre as personalidades homenageadas.