in , ,

Serginho na frente em Serra Negra.

pesquisa eleitoral em Serra Negra do Norte
Dados do levantamento feito pela Exatus Consultoria e Pesquisa apontam para liderança do prefeito Sérgio Fernandes Medeiros (PSDB) com 53,3% das intenções de voto na pesquisa estimulada promovida na cidade potiguar; análise apontam que o atual gestor municipal também tem 70% de aprovação entres os municípes de Serra Negra do Norte
Por Redação – Publicado em 03/08/2020 às 01:02
O prefeito de Serra Negra do Norte, Sérgio Fernandes de Medeiros (PSDB), é o preferido pelo eleitorado serra-negrense-do-norte e seria mantido no posto caso a eleição para a prefeitura municipal fosse hoje. Este é o resultado da primeira pesquisa de intenção de votos realizada pela Exatus Consultoria e Pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (03), a pedido do jornal Agora RN.

Segundo os dados da pesquisa estimulada, com a apresentação de dois possíveis candidatos, os números apontam para liderança do prefeito Sérgio Fernandes Medeiros, o Serginho Fernandes, com 53,3% das intenções de voto. Em segundo lugar, de acordo com a pesquisa, está o agrônomo Acácio Brito (PT), que tem 26,3% da preferência.

Além disso, ainda de acordo o levantamento, os dados mostram que 11,4% do eleitorado ainda não sabe em quem vai votar ou não respondeu ao questionamento. Outros 7,7% responderam “ninguém, branco ou nulo”.

Nos votos válidos, o prefeito Sérgio Fernandes tem 67,1% das intenções do eleitorado de Serra Negra do Norte. Já Acácio Brito tem 32,9% dos votos válidos. Para a contagem dos votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A pesquisa foi feita pela Exatus Consultoria e Pesquisa, nos dias 25 e 26 de julho de 2020. O levantamento ouviu 350 pessoas, conforme a proporção do eleitorado por zona administrativa (64,3% urbana e 35,7% rural), bairro de moradia, sexo (52,1% feminino e 47,9% masculino), além das questões relacionadas com faixa etária, escolaridade e renda familiar.

Para o tamanho amostral determinado, os resultados serão avaliados sob um erro amostral de 4,5% para mais ou para menos, ao nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo RN-03358/2020.

Prefeito lidera pesquisa espontânea com mais de 50% das intenções
Os dados da pesquisa espontânea para medir as intenções de votos em Serra Negra do Norte também apontam para vantagem do atual prefeito Sérgio Fernandes de Medeiros (PSDB). Ele lidera as pesquisas com 50,9%.

Em segundo lugar, Acácio Brito ficou com 16% das intenções. O terceiro posto é ocupado por Rogério Mariz, com 12%, que é ex-prefeito da cidade. O quarto lugar nas intenções foi ocupado por Alysson Moisés (PSD), com 2%. Ele foi prefeito de Serra Negra do Norte entre 2015 e 2016. Antes disso, ele era o vice-prefeito, mas assumiu o executivo após a renúncia do então prefeito Urbano Farias (PT). O quinto posto nas intenções ficou com João Incas, que obteve 0,3% das intenções.

Os eleitores que responderam não saber o nome do candidato ou não quiseram responder somaram 16,6%. Outros 2,2 apontaram para “ninguém, branco ou nulo”.

Nesta análise, os pesquisadores não apresentam os nomes dos candidatos e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça quando é questionado em quem pretende votar.

Liderança política
A pesquisa estimulada também avaliou qual a liderança política de Serra Negra do Norte é mais admirada. Foram apontados os nomes do prefeito Serginho Fernandes, dos ex-prefeitos Alysson Moisés e Rogério Mariz, além dos nomes de Acácio Brito e João Enéas.

O levantamento mostra liderança de Serginho Fernandes neste quesito, somando 51,1% das avaliações dos entrevistados. O segundo lugar é de Rogério Mariz, que obteve 26,9%. Logo depois, estão Acácio Brito (7,4%), Alysson Moisés (1,4%) e João Enéas (0,6%). Outros 12,6% dos entrevistados responderam que não sabem ou não quiseram responder.

Acácio Brito é o mais rejeitado entre os eleitores
A rejeição dos nomes dispostos para a corrida eleitoral também foi avaliada pelo levantamento feito em Serra Negra do Norte, Na pesquisa espontânea, o nome mais citado foi o de Acácio Brito. Os dados apontam que 36,9% das pessoas não votariam no possível candidato do PT. O segundo lugar na rejeição é o atual prefeito Serginho Fernandes, que registrou 24,6%.

Com 1,4% de rejeição, no terceiro lugar, ficou com Alysson Moises. Em seguida, estão Rogério Mariz (0,9%), Geraldo (0,3%) e Jarbas (0,3%). Outros 35,3% disseram não saber ou não responderam. E 0,3% do público entrevistado disse que votaria branco ou nulo.

Os pesquisadores também questionaram se o entrevistado votaria no candidato apoiado pela governadora Fátima Bezerra. Segundo o levantamento, 44,3% das pessoas disseram que não votariam no candidato apoiado pelo governo do Estado. Outros 23,4% disseram que votariam no postulante ao cargo. Outros 4,6% disseram “com certeza”; 2,9% responderam “de maneira nenhuma”. Além disso, outros 21,9% responderam com “talvez”. Já 2,9% disse que não sabia ou não quis responder.

Agora RN

JEFFERSON MAC VEM CRESCENDO E RECEBENDO APOIO NOS QUATRO CANTOS DE SENADOR ELÓI DE SOUZA NA DISPUTA PELA PREFEITURA

Sargento preso com 39 kg de cocaína na Espanha segue na FAB recebendo salário de R$ 8 mil