Setembro Amarelo: Vivaldo pede apoio dos deputados para aprovar projeto “A vida fala mais alto”*



O deputado Vivaldo Costa (PSD) fez um apelo na sessão desta quarta-feira (02), para que seus pares aprovem, assim que chegar ao plenário da Casa, o projeto de sua autoria que trata da prevenção de casos de suicídio. O projeto “A Vida fala mais alto”, caso seja aprovado, será agregado ao Programa Saúde da Família, já implantado nas secretarias de Saúde de todos os municípios e não alteraria o orçamento.

“O projeto não irá aumentar despesas. Os municípios já dispõem de estrutura de prédios e de pessoal”, afirmou Vivaldo, lembrando que os municípios já dispõem, em seus quadros de Saúde, profissionais como psicólogos e psiquiatras. Vivaldo ressaltou que o programa piloto foi lançado em São José do Seridó, que até 2012 registrava cerca de 12 casos de suicídio por ano, mas depois de implantado esses casos desapareceram.

“A governadora Fátima Bezerra (PT) já se mostrou disposta a colocar o projeto “A Vida fala mais alto” em prática, numa parceria do Estado com os municípios. Esse seria o início do tratamento da depressão e a prevenção do suicídio”, concluiu Vivaldo.