Setembro Verde: ações e campanhas vão marcar mês de luta por sociedade inclusiva




_Gabinete do vereador Tércio Tinoco promoverá mais de 20 ações presenciais e nas redes sociais_

O mês de setembro tem uma cor: a verde. E uma bandeira: a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado desde 1982, no dia 21 de setembro. Mas como só um dia é pouco para os muitos avanços que ainda são necessários, a comemoração foi estendida e todo o mês é dedicado à causa.

Na capital potiguar, esse Setembro Verde será especial. “As pessoas com deficiência ainda ocupam poucos lugares de fala e de decisões na nossa sociedade. Ter um cadeirante ocupando uma cadeira na Câmara de Vereadores é muito representativo para todos nós”, diz Tércio Tinoco, primeiro cadeirante vereador de Natal.

Durante todo o próximo mês, mais de 20 ações serão realizadas pelo gabinete do vereador, entre campanhas, lives e eventos. “De esporte às artes, passando pelas dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam no dia a dia. Vamos ter de tudo um pouco. Nosso objetivo é dar visibilidade à causa, e fazer com que toda a população entenda as necessidades e lute junto por mais inclusão”, explica Victor Lyra, Coordenador de Comunicação do gabinete e um dos organizadores da programação.

Um dos destaques é um jogo entre o time de futebol de amputados da Sadef e uma equipe formada por ex-atletas, jornalistas e personalidades da internet. A campanha também terá ações nas ruas da capital, além de uma edição especial do Natal Praia Inclusiva. O projeto fundado por Tércio oferece atividades esportivas e banho de mar assistido, e está suspenso desde o início da pandemia.

“Queremos mostrar que as pessoas com deficiência podem ter uma vida normal, estudar, trabalhar, se divertir. E ao mesmo tempo, fazer a população entender que a nossa sociedade e nossa cidade precisam estar preparadas para a inclusão das pessoas com deficiência. É uma convivência totalmente possível, desde que haja o respeito às nossas necessidades”, conclui o vereador Tércio Tinoco.