Vereador Raniere Barbosa homenageia DNA Center por trajetória exitosa em Natal



Pioneiro em tecnologia do DNA no Rio Grande do Norte (RN), o DNA Center completa, neste ano, 21 anos de trajetória, sempre apontado como referência no segmento. Nesta quarta-feira (20), em homenagem ao aniversário empresa, acontecerá, no plenário da Câmara Municipal do Natal (CMN), a partir das 19h, uma Sessão Solene em reconhecimento às inúmeras contribuições realizadas em prol do povo natalense, principalmente, quanto aos serviços prestados durante o atravessar da pandemia causada pela Covid-19. Segundo o propositor da homenagem, o vereador Raniere Barbosa (Avante), foi com agilidade e ousadia que o laboratório precisou se reinventar para enfrentar uma demanda nunca vista antes.

De acordo com os empreendedores, a primeira ação foi a instalação, em apenas seis dias, de toda uma estrutura de Drive Thru para a coleta dos exames para a Covid, com a maior segurança possível. Na sequência, foi montada uma Central de Cadastro e Agendamento, exclusiva dos exames RT-PCR, no estacionamento do Banco do Brasil da Avenida Afonso Pena. O sistema de coleta sem sair do carro foi planejado e montado em tempo recorde. A busca pelo resultado mais rápido mostrou a responsabilidade do DNA Center com a sociedade potiguar. O diagnóstico precoce de uma doença tão desconhecida e enigmática ajudou a salvar muitas vidas. O sucesso do sistema de drive foi tão grande que, mais uma vez, em uma iniciativa inédita e pioneira, o DNA passou a disponibilizar a coleta dentro do veículo para os mais diversos tipos de exames eletivos e de rotina, com funcionamento de domingo a domingo, inclusive nos feriados.

Na fase mais crítica da pandemia, o DNA Center chegou a atender e liberar cerca de mil exames em um único dia. Os sistemas de atendimento foram reforçados com opções de marcação on-line, por telefone e WhatsApp, tudo para oferecer um serviço mais completo e célere. O laboratório chegou a registrar quase duas mil mensagens diárias para agendamento dos exames. Um mutirão foi realizado para dar vazão à procura, que teve um aumento exponencial. O DNA Center ampliou em dez vezes a capacidade de realização dos testes.

Toda essa demanda só conseguiu ser atendida também em função do aporte em maquinário e insumos feitos durante essa fase crítica da doença, a partir de uma tomada de decisão rápida de toda a direção, que conseguiu gerenciar a problemática de forma assertiva, célere e comprometida com a saúde dos pacientes. O fator humano também fez a diferença neste processo de reinvenção, permeado por muito trabalho, garra, união e perseverança. Todos os mais de 370 funcionários do DNA se empenharam no propósito de oferecer o melhor de si e desempenharam suas funções com responsabilidade social, com o propósito único de salvar vidas.

*DNA Center*

O primeiro e único laboratório de Natal com ISO 9001. O DNA CENTER foi inaugurado em 27 de outubro de 2000 com uma proposta inovadora para a época: oferecer serviços em Biologia Molecular, estudo de coagulação e citogenética. Tudo começou a partir da ideia de três empreendedores apaixonados pela profissão que formam hoje a diretoria do DNA Center: Roberto Chaves, que é farmacêutico, mestre em ciências farmacêuticas e especialista em hematologia; Andrea Fernandes, farmacêutica e bioquímica, mestre em farmácia e doutora em imunologia celular e molecular; e Gioconda Leão, que é farmacêutica e bioquímica, especialista em gestão de qualidade total, mestre em ciências farmacêuticas e doutora em biologia molecular. Recentemente, a fim de unir o conhecimento e a experiência em serviços de medicina laboratorial, com a expertise da administração de empresas, a diretoria do DNA Center ganhou mais um sócio: René Carlos, que é engenheiro agrônomo e pós-graduado em administração pela USP, com grande experiência no setor financeiro e vários cursos realizados nessa área.