Visite Pirangi: um dos destinos mais belos de todo o Rio Grande do Norte.




Mundialmente conhecida como a cidade trampolim da vitória, devido à importante atuação na Segunda Guerra Mundial, a cidade de Parnamirim, além de toda a riqueza no contexto histórico, também é berço de um dos maiores orgulhos do povo potiguar, o Maior Cajueiro do Mundo. Além da árvore com cerca de 8.500m² de área coberta, e crescendo, o destino conta também com a possibilidade de um passeio até os parrachos, na costa do litoral parnamirinense.

Logo nas primeiras horas da manhã, um espetáculo de tirar o fôlego é acompanhar o nascer do sol, nas imediações do trapiche. A prática de caminhada ou corrida na areia da praia tem um desfecho de encher os olhos, caso o praticante opte por finalizar o percurso próximo à passarela de cerca de 180m de extensão – da areia ao local de atracação das embarcações – com o sol nascendo. Pouco antes das 5h da manhã, a estrela central do nosso sistema solar começa sua demonstração de grandiosidade, dando início a um novo dia repleto de desafios e oportunidades. Como se já não bastasse, o ambiente é um prato cheio para os amantes da fotografia: o nascer do sol no trapiche de Pirangi é um cenário cinematográfico.

Outra possibilidade para quem optou por passar uma temporada, final de semana ou mesmo um dia completo em Pirangi é o passeio de barco até os parrachos, que permitem a prática do mergulho. Os parrachos são piscinas naturais com água translúcida, formadas em meio aos arrecifes que aparecem quando a maré está baixa. O passeio de barco dura cerca de 2h, com 1h30 de permanência nos parrachos. Com o uso das máscaras de mergulho – inclusas no pacote – e das sandálias de proteção (que são alugadas a R$5,00 por pessoa), é possível contemplar no ecossistema subaquático uma variedade sem igual de espécies marinhas das mais diversas cores e tamanhos.

No barco são vendidas bebidas e refeições simples, além da possibilidade de o visitante contratar o serviço profissional de fotos embaixo d’água, ideal para aquela postagem na rede social. Finalizado o mergulho, a embarcação navega pelas praias de Búzios e Pirangi, ambas no litoral sul potiguar, permitindo aos passageiros contemplar as belezas e as curiosidades de Parnamirim, como a presença de três prédios bem próximos à costa, denominados carinhosamente de ketchup, mostarda e maionese, graças à semelhança com os recipientes que, costumeiramente, armazenam esses condimentos.

Para finalizar, o pôr do sol não pode, de forma alguma, passar em branco: o céu alaranjado é cenário irresistível para os cliques de casais apaixonados. Diante de tantas opções, já é fato conhecido que a cidade trampolim da vitória possui vasta aptidão para o setor turístico. Seja com sol e mar, história, gastronomia ou aventura, visitantes e residentes de Parnamirim dispõem de um destino de fazer inveja a qualquer um.