in , , , ,

VIVALDO SUGERE PROGRAMA VOLTADO PARA SAÚDE EMOCIONAL DE PACIENTES COM COVID-19

O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) apresentou requerimento à Assembleia Legislativa solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria Estadual de Saúde Pública, a criação de um programa voltado aos cuidados da saúde emocional das pessoas infectadas pela Covid-19, de forma a minimizar o impacto psicológico causado pela doença.

“As epidemias costumam provocar um pânico generalizado na população, principalmente quando não se tem total conhecimento sobre a doença, como é o caso da infecção pelo novo coronavírus. Esse tipo de situação pode abalar a saúde emocional, causando estresse e ansiedade”, justificou.

Vivaldo Costa, que é médico, destaca que o homem é um ser socialmente emocional entrelaçado e, portanto, os comportamentos se baseiam no ambiente aos quais estão inseridos. “Todas as ações estão diretamente ligadas àquilo que os rodeiam e a tensão emocional tem fortes influências. O excesso de informações que são veiculadas pode gerar medo na população”, explicou.

O parlamentar explicou que o medo não administrado gera pânico e o pânico gera caos o que prejudica muito as ações de prevenção e solidariedade que são as maiores armas contra qualquer epidemia. “É importante ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) trouxe algumas orientações para a preservação dessa saúde emocional durante a pandemia. Com base nisso, é imprescindível que o Estado promova ações voltadas aos cuidados da saúde emocional das pessoas infectadas pelo Covid-19, bem como de suas famílias, de forma a minimizar o impacto psicológico causado pela doença”, destacou.

Deputado Ubaldo Fernandes lança site para comunicação com o público

Rafael Motta apresenta projeto para criminalizar tráfico de animais pela internet